segunda-feira, 19 de abril de 2010

Economia ou Ecologia ou Ambos?

Cavalcanti, Clóvis. Uma tentativa de caracterização da economia ecológica. Ambiente e Sociedade. Campinas: vol.7, jan/jun 2004. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/%0D/asoc/v7n1/23541.pdf
AMAZONAS, Maurício de Carvalho. O que é Economia Ecológica? Disponível em http://www.ecoeco.org.br/conteudo/ecoeco/ecoeco.htm
SOUZA_LIMA, José Edmilson de. Economia ambiental, ecológica e marxista versus recursos ambientais. Revista FAE. Curitiba: v7, n1, jan/jun 24. P.119-127. Disponível em http://www.fae.edu/publicacoes/revista.asp

Toda e qualquer atividade uma incide no ecossistema pela extração de recursos, pelo lançamento de dejetos e pela energia degradada. A degradação do meio ambiente sempre vai ocorrer, sendo provocada pela vida e pelo desenvolvimento moderno.
O nosso entendimento nos remete a uma realidade que entende os bens naturais como recursos, custos para o meio pela produção como externalidades que não são computadas e é, portanto, um esforço de compreensão da realidade quanto aos perigos de danos irreversíveis ao meio, ao inevitável esgotamento de recursos finitos, à necessidade de enfrentamento da tecnologia e de seu uso livre pelas empresas, à avaliação do consumo e desperdício insustentáveis apoiados no conceito da soberania do consumidor.
Essa é uma realidade que deve mudar porque o processo econômico deve respeitar limites do planeta. Daí vem a noção de desenvolvimento sustentável que trata de promover a economia (e o bem estar humano) sem causas estresses que o sistema ecológico não possa absorver. Nessa perspectiva, o processo econômico leva em preocupação quanto aos problemas ambientais mundiais, tendo indicadores ecológico-econômicos para redigir uma economia do meio ambiente. Nesse contexto apresentaremos a visão da economia ecológica, economia ambiental e economia marxista.

Economia Ecológica


Esta alternativa à economia neoclássica implica numa mudança fundamental de percepção dos problemas de alocação de recursos e de como eles devem ser tratados. Funda-se no princípio de funcionamento do sistema econômico, considerado nas escalas temporal e espacial, em vista das condições do mundo biofísico sobre o qual se realiza. É também um campo multidisciplinar em busca da integração entre as disciplina da economia e ecologia. Dessa forma, podemos dizer que é uma economia política da ecologia. A questão ambiental se torna uma questão de direito, sendo crítica à forma social de produção capitalista com ênfase nos aspectos físicos e não sociais.
Dessa forma, a economia ecológica não partilha do ceticismo pessimista alarmista ecológico que vê limites como iminentes e intransponíveis. Ao mesmo tempo em que não partilha do otimismo tecnológico, o qual entende as restrições naturais como um problema menos, já que elas serão sempre superadas por novas tecnologias. Portanto, ela reconhece que o progresso tecnológico promove a superação dos limites naturais pelo aumento da eficiência e substituição de recursos exauríveis por renováveis, mas sabe-se que uma mudança efetiva de modelo de desenvolvimento é que vai transformar a realidade.

Economia Ambiental


Essa perspectiva está apoiada no princípio de escassez do recurso, sendo os bens naturais, bens econômicos. Os recursos naturais, assim, possuem preços e reduzem-se à lógica de mercado, pois nessa visão acredita-se que com a privatização dos bens é que se busca a única forma de protegê-los.
Nesse sentido, tende-se abonar a culpa dos poluidores privados e transfere para o espaço público todos os problemas e responsabilidades ambientais.

Economia Marxista


Tem como princípio de que as relações humanas com a natureza são sempre mediadas pelas relações sociais. Assim, acredita que a causa central da degradação socioambiental é o modo de produção capitalista e que o destruindo acaba-se também a degradação ambiental e a pobreza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário