quarta-feira, 28 de abril de 2010

Agricultura e sustentabilidade

A seguir há um pequeno resumo do texto Agricultura e Sustentabilidade de Maria Leonor Lopes Assad e Jalcione Alemida, disponível no link abaixo:

http://www.is.cnpm.embrapa.br/bibliografia/2004_AGRICULTURA_E_SUSTENTABILIDADE_CONTEXTO_DESAFIOS_E_CENARIOS.pdf

A atividade agrícola remonta há pelo menos dez mil anos e é impossível praticá-la sem causar impactos ambientais. O Brasil tem sua história marcada pela agricultura, com aumentos constantes de produtividade graças a avanços tecnológicos. Hoje a agricultura não mais pode ser vista como uma atividade primária isolada, pois depende cada vez mais dos setores industriais e comerciais. Portanto não basta só produzir: é necessário considerar toda cadeia que leva o produto ao consumidor.
“Embora a sustentabilidade da agricultura seja defendida e almejada por diferentes setores produtivos e por diferentes segmentos sociais, ela ainda se apresenta utópica. As alternativas de manejo agrícola sustentável, que permitem a minimização de danos ambientais, esbarram muitas vezes em interesses econômicos distintos. Além disso, mesmo quando se observa uma melhora na relação agricultura e ambiente, por meio de tecnologias consideradas menos agressivas, esta nem sempre está associada a uma sustentabilidade social.” (pág. 7).
Os autores ainda argumentam que é preciso considerar as vertentes ambiental (busca por atividades agrícolas adaptadas ao ambiente, com dependência mínima de insumos externos), social (geração de renda e condições dignas de trabalho no campo), territorial (efetiva integração agrícola com o espaço rural), tecnológica (utilização de tecnologias menos agressivas) e econômica (sistemas de produção e cultivo que minimizem perdas e desperdícios sem queda de produtividade) para qualquer atividade adjetivada como sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário