quinta-feira, 27 de maio de 2010

Algumas Idéias sobre o Consumismo

O consumismo exacerbado toma conta de todo o mundo: comprar, comprar e comprar. Um consumismo desenfreado, sem limites, que está acabando com nosso planeta. Você já parou para pensar de onde vêm os produtos que você adquiriu ou para onde eles vão quando você os descarta?
Se prestarmos atenção nos fatos poderemos perceber que somos impulsionados a consumir sem pensar e que o problema de nosso descarte vai apenas até a lata de lixo, quando na verdade vai muito mais além dela.
E se lhe fosse revelado que isso ocorre de maneira planejada? Que o que você compra hoje é projetado para ser descartado amanhã ou que foi implantado na população mundial que comprar nos faz felizes ou ainda que precisamos comprar por que não somos bons o suficiente com o que temos?
No vídeo “A História das coisas” podemos entender como surgiu e como funciona essa idéia de consumismo, mostrando de que forma ela é mantida na mente das pessoas. Conceitos como o de obsolescência planejada e/ou percebida são apresentados neste filme que nos leva a refletir sobre o modo com enxergamos o mundo.

Video: http://www.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E

Um comentário:

  1. Achei a foto bem impactante, como um tapa na cara para refletirmos sobre o que consumimos e o que descartamos.

    Isabelly

    ResponderExcluir